Acesso às Redes Sociais

Adsense

terça-feira, 23 de julho de 2013

Comparativo: FAZER Flex x CB300R - Qual é a melhor?

Comparativo entre a FAZER Flex e a CB300R Flex

 O universo dos motores bicombustíveis no Brasil começou em meados de 2005 com alguns carros nacionais, porém nas motocicletas isso só ocorreu em 2009 com a CG Titan 150 MIX. No ano passado a Yamaha fez o seu grande lançamento, a FAZER 250cc Flex.

 Embora a Honda tenha aberto o caminho dos motores bicombustíveis nas motos no Brasil, a Yamaha fez o primeiro motor FLEX, sim porque a CG Titan era MIX (Mix e Flex, são totalmente diferentes, um necessita da mistura de etanol e gasolina, o outro anda tanto com um, tanto com o outro).

 A Honda esse ano apresentou a CB300R FLEX, moto que já era concorrente da FAZER, porém ainda ela ainda não tinha a sua versão Flex.

 O site Moto.com.br fez um teste comparativo dos dois modelos.
 Eu que sou um apaixonado por motos, resolvi postar um resumo dessa matéria.


 Teste: Comparativo Flex Honda CB 300R x Yamaha Fazer 250

 

Uso urbano


 Na cidade elas se saem muito bem, mas a Yamaha FAZER se apresenta melhor, pois seu motor trabalha melhor em baixas rotações.

 Outro quesito que dá pontos a Yamaha, é a diferenciação dos componentes internos, a Yamaha trabalha com pistão forjado e cilindro revestido em níquel, que perto dos componentes simples da Honda, é muito melhor. Essa diferença faz com que a FAZER consuma menos combustível e vibre menos, detalhe que é um ponto negativo na CB300R, ela vibra muito, fora o famoso barulho de corrente tradicional da Honda.

 

Conforto


 O conforto também é outro ponto de destaque da FAZER  sua posição de pilotagem não projeta o condutor para frente, como na CB300R , que possui uma posição mais esportiva. O garupa também se sente mais confortável na FAZER - por conta da posição das pedaleiras -.

 Já no que diz respeito ao banco das motos, o da CB300R é mais macio.

 Conjunto de suspensão e freios


 Nas condições dos asfaltos brasileiro a FAZER leva uma grande vantagem em sua suspensão, além dela possuir uma regulagem de pré carga - 120mm -, coisa que a CB300R não possui.

 Já os freios de ambas são muito eficientes e com configurações quase que idênticas, porém a Honda possui um modelo com freio ABS, que embora seja bem mais caro e não valorizar em nada na revenda, deixa a frenagem mais segura.

 Sistema Flex


 Se batermos os olhos nas duas motos, de cara iremos achar que o tanque da CB é maior, porém não é, a FAZER possui 19,2 lts contra 18,4 lts da CB. A diferença não é grande, mas a FAZER leva vantagem, pois possui uma autonomia maior.

 A FAZER conta com um sistema de aquecimento de partida, que quando abastecemos com 100% de etanol, não temos problemas para ligar a moto, pois no sistema de aquecimento de partida, possui uma luz no painel que ao darmos partida, ela se acende até aquecer por inteiro e quando quente ela se apaga, esse processo leva em torno de 40 segundos.

 A CB também tem o sistema de aquecimento, porém não tem a luz no painel, o que dificulta e muito, pois se tentarmos sair com a moto sem ela estar devidamente quente, ela engasga e morre.

 

 Consumo


 Nos testes, a FAZER fez a média de 21 km/l no etanol e 31 km/l na gasolina, já a CB fez 19 km/l no etanol e 24 km/l na gasolina.

 Conclusão


 Vendo esses dados, pode-se dizer que a Yamaha leva uma boa vantagem em consideração a Honda, tanto no seu uso diário e viagens, conforto e autonomia.

 Outro dado de muita importância é o índice de roubo de ambas. As duas marcas possui índices de roubos, principalmente nas categorias de baixa e média cilindrada, porém os índices da Honda é muito mais elevado que os da Yamaha, fazendo com que o seguro de uma motocicleta Honda seja no minimo 40% maior.



Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto

 Meu nome é Júlio Amâncio, sou um Casabranquense de todo coração. Tenho 2 filhos e uma esposa que amo muito. Sou um batalhador de carteirinha, e nas horas vagas escrevo em meu blog.